quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

América Latina e Igreja

Dirigentes cristãos se encontram para discutir situação da América Latina

Encontro do CELADIC no Panamá
CIDADE DO PANAMÁ, quarta-feira, 27 de janeiro de 2010 (ZENT.org).– Responsáveis pelas políticas econômicas de países da América Latina estiveram reunidos na Cidade do Panamá, entre os dias 20 e 23 janeiro, para discutir a situação econômica da região. No encontro, esteve presente também o cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, presidente da Cáritas Internacional.
“Vejo este encontro como um espaço no qual assumimos o novo mundo como um território por explorar, uma nova humanidade para interpretar”, disse o cardeal Maradiaga na sétima reunião anual do Conselho Geral da CELADIC.
Dirigentes da Guatemala, Panamá, Equador, Peru, Paraguai, Argentina, Uruguai, Brasil e Venezuela, membros do Conselho Geral, compartilharam suas preocupações com relação ao que chamaram de um “esvaziamento do pensamento, de propostas e de valores”, bem como com uma projeção de uma desigualdade histórica e crescente, que atenta contra a dignidade humana, tornando-se um obstáculo ao desenvolvimento humano integral.
Entre os objetivos a serem perseguidos, o Conselho Geral se comprometeu a “aprofundar a proposta de um modelo alternativo de desenvolvimento humano integral”, como também em “ampliar os convênios de cooperação com universidades e centros de formação superior”, “buscando promover uma nova classe dirigente na região, mais comprometida com as urgentes necessidades e legítimas aspirações de nossos povos”.
Em sua saudação final, o cardeal Maradiaga exortou a “não medir esforços para ampliar e aprofundar a atuação do CELADIC, visto como um espaço indispensável para um encontro gerador de um novo pensamento humanista e cristão, inspirado pela Doutrina Social da Igreja”, capaz de “interpretar e traduzir os anseios de nossos povos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário