quinta-feira, 22 de abril de 2010

"Eu sou o pão da vida" - Jo 6,35

Nesse tempo pascal a liturgia evidencia o Evangelho de São João, onde Jesus faz fortes afirmações. "EU SOU" é o que muitas vezes iremos escutar nesse tempo de Ressurreição. "Eu sou o pão vida" é mais uma dessas afirmações fortes e profundas que o Senhor Jesus diz no Evangelho joanino. Na homilia semanal junto à uma comunidade que celebro fiz justamente essa pergunta: o que quer dizer essa afirmação para nós? Qual o seu significado? Eu sei falar algo sobre isso? Muitas vezes escutamos as pessoas falarem que não sabem muita coisa ou quase nada de sua fé, da eucaristia, dos sacramentos etc. Será mesmo verdade isso? Será que você sabe muito pouco sobre sua fé? Ou será que há uma preguiça mental? Ou será que você acha que ter fé não tem nada a ver com conhecimento, com informação ou formação? Estamos acostumados a ver na Igreja em sua grande maioria pessoas já de idade. Tais pessoas quando perguntadas, por conta do peso da vida, dizem não saber de nada, no entanto, elas são seguras e firmes em sua fé cristã. E você que acha que elas não sabem nada de fé, e são como "maria vai com as outras", então começa a criticar e entrar em crise, mas ao mesmo tempo não se esforça também para pensar em sua fé e se esforçar para compreender que você também deve ter algo que sabe ou que talvez precise saber mais e mais. Portanto, ou em um ou em outro caso nunca é tarde para aprender, para compreender e para aprofundar sua fé. Todos nós precisamos pedir ao Espírito Santo, que reforce a nossa fé. Pedir não significa ficarmos sentados esperando, mas irmos ao encontro do Cristo Senhor, abrirmos nosso coração para Ele entrar. Com certeza Ele nos ensinará tudo o que precisamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário