sexta-feira, 4 de junho de 2010

Homilia do Papa na missa de Corpus Christi, em Roma

Missa na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo , 2010/06/03


Missa na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

19 horas de hoje, Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, o Santo Padre Bento XVI celebrou a missa em San Giovanni in Laterano. Devido ao mau tempo, a cerimônia foi celebrada na Basílica do que a praça foi removido eo cortejo habitual ao longo da Via Merulana até a Basílica de Santa Maria Maggiore.

Publicamos abaixo o texto da homilia, o Papa dirigiu aos fiéis durante a Missa:

HOMILIA DO SANTO PADRE



Queridos irmãos e irmãs!



O sacerdócio do Novo Testamento está intimamente relacionada com a Eucaristia. Para este dia, a solenidade de Corpo de Deus e quase no final do Priestly, somos convidados a meditar sobre a relação entre a Eucaristia eo sacerdócio de Cristo. Neste sentido, também orientar a primeira leitura eo salmo responsorial, que apresentam a figura de Melquisedeque. A breve passagem de Gênese (Cf. 14,18-20) afirma que Melquisedeque, rei de Salém, era "sacerdote do Deus Altíssimo" e isso "trouxe pão e vinho" e "bem-aventurados Abrão, retornando de uma vitória na batalha, Abraão deu o mesmo -lhe o dízimo de tudo. O salmo, por sua vez, contém a última estrofe juramento solene expressão de Deus, declarando que o Rei Messias: "Tu és sacerdote para sempre / a ordem de Melquisedeque" (Sal 110,4), de modo que o Messias foi proclamado rei, não só mas também Priest. A partir dessa passagem inspirou o autor de Carta aos Hebreus para sua exposição extensa e detalhada. E temos que ecoou o refrão: "Tu és sacerdote para sempre, o Cristo Senhor", quase uma profissão de fé, que adquire um significado especial na festa de hoje. E 'a alegria da comunidade, a alegria de toda a Igreja, que, contemplando e adorando o Santíssimo Sacramento, que reconhece a presença real e permanente de Jesus, o Sumo e Eterno Sacerdote.



A segunda leitura eo Evangelho vez chamar a atenção para o mistério eucarístico. A partir de Primeira Carta aos Coríntios (Cf. 11:23-26) baseia-se na passagem fundamental em que São Paulo refere-se à comunidade o sentido eo valor da "Ceia do Senhor", que o apóstolo tinha ensinado e passado, mas que poderia ser esquecida. O Evangelho é a história em vez de o milagre dos pães e dos peixes, em São Lucas: uma marca comprovada por todos os evangelistas e arautos do dom que Cristo mesmo, para dar à humanidade a vida eterna. Ambos os textos enfatizam a oração de Cristo no ato de partir o pão. É claro que há uma clara diferença entre os dois momentos: ao dividir os pães e peixes para a multidão, ele agradeceu ao Pai Celestial por Sua providência, confiando que Ele não vai falhar o alimento para todas as pessoas. Última Ceia, no entanto, Jesus transforma o pão eo vinho em seu Corpo e Sangue, de modo que os discípulos podem alimentá-lo e viver em comunhão íntima com ele e real



A primeira coisa que você deve sempre lembrar é que Jesus não era um sacerdote de acordo com a tradição judaica. Sua família não era um sacerdote. Não pertencem aos descendentes de Aarão, mas que de Judá e, por conseguinte, ele foi legalmente impedido de o sacerdócio. A pessoa ea atividade de Jesus de Nazaré não está seguindo os passos de antigos sacerdotes, mas sim no de profetas. E nesta linha, tirou de uma concepção da religião, ritual, criticando a abordagem que deu valor aos preceitos dos problemas humanos de pureza ritual, em vez de observar os mandamentos de Deus, que o amor a Deus e ao próximo que, como o Senhor diz: "vale mais do que todos os holocaustos e sacrifícios" (Mc 12,33). Mesmo dentro do Templo de Jerusalém, lugar sagrado por excelência, Jesus realizou um ato puramente profético quando persegue os cambistas e vendedores de animais, os quais foram utilizados para a tradicional oferta de sacrifícios. Assim, Jesus não é reconhecido como um Messias sacerdotal, profético e real, mas. Até sua morte, que nós, cristãos, justamente chamada "sacrifício" não tinha nada de sacrifícios antigos, na verdade, era o oposto: a execução de uma sentença de morte por crucificação, a mais infame, ocorreu fora dos muros da Jerusalém.



Então, em que sentido Jesus é um sacerdote? Diz-nos precisamente a Eucaristia. Nós dividimos essas simples palavras que descrevem de Melquisedeque ", trouxe pão e vinho" (Janeiro 14:18). E'ciò que tem Jesus na Última Ceia: o pão eo vinho oferecidos e, em gesto que resume tudo o que ele e toda a sua missão. Nesse ato, a oração que precede e as palavras que o acompanham há todo o caminho para o mistério de Cristo, como se manifesta Carta aos Hebreus uma etapa decisiva, que terá de ser comunicado: "Nos dias de sua vida terrena - o autor escreve, referindo-se a Jesus - ele ofereceu orações e súplicas, com clamor e lágrimas a Deus, que poderia salvá-lo da morte e por sua completo abandono dele, foi cumprido. Embora Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem, sendo designado por Deus sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (5,8-10). Neste texto, o que claramente remete para a agonia do Getsêmani espiritual, a paixão de Cristo é apresentado como uma oração e uma oferta. Jesus enfrenta a sua hora ", que leva à morte em uma cruz, rodeado por uma oração profunda, que consiste na união de sua vontade com o pai. Isto dual e single é uma vontade de amor. Viveu nesta oração, a prova trágica que se dirige Jesus está ligado oferecer como sacrifício vivo.



Diz Carta aos Hebreus que Jesus "foi ouvida". Em que sentido? No sentido de que Deus, o Pai livrou da morte e ressuscitou. Ele foi ouvido por causa de seu abandono total à vontade do plano do Pai, do amor de Deus foi perfeitamente cumprida em Jesus, que, tendo obedecido a ponto de morrer na cruz tornou-se a "causa de salvação" para todos os que lhe obedecem ", que tornou-se o sumo sacerdote se por ter tomado para si todo o pecado do mundo," Cordeiro de Deus ". E 'o Pai que dá a este sacerdócio no momento em que Jesus passa pela passagem de sua morte e ressurreição. Não é um sacerdócio, ao abrigo da legislação da Lei de Moisés (cf. Lv 8-9), mas "na ordem de Melquisedeque", segundo uma ordem profética, depende apenas da sua relação única com Deus



Voltamos para a expressão de Carta aos Hebreus dizendo: "Filho, ele foi embora, ele aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu". O sacerdócio de Cristo significa sofrimento. Jesus sofreu muito, e tem feito por nós. Ele era o filho e não precisa aprender a obediência, mas nós, que tínhamos e temos sempre necessidade. Portanto, o Filho assumiu a nossa humanidade e é deixada para nós "treinar" no cadinho do sofrimento, é deixada para transformá-lo, como o grão de trigo precisa morrer para dar frutos no chão. Através deste processo, Jesus foi "aperfeiçoado" em grego teleiotheis. Temos de parar este termo porque é muito significativo. Mostra a culminação de uma viagem, que é precisamente o caminho da educação e da transformação do Filho de Deus pelo sofrimento através da paixão dolorosa. E "graças a essa transformação que Jesus Cristo se tornou" sumo sacerdote "e pode salvar todos os que confiam nele prazo teleiotheis, Corretamente traduzido como "perfeitos", que pertence a uma raiz verbal, a versão grega do Pentateuco, ou seja, os cinco primeiros livros da Bíblia sempre é usada para indicar a consagração dos sacerdotes antigos. Esta descoberta é muito importante porque nos diz que a paixão era por Jesus como uma consagração sacerdotal. Ele não era um sacerdote de acordo com a lei, mas tornou-se tão existencial de sua paixão Páscoa, morte e ressurreição, se ofereceu em expiação e do Pai, exaltado acima de todas as criaturas, tornou Mediador universal da salvação .



Retorno, em nossa meditação, a Eucaristia, que em breve será o centro da nossa assembleia litúrgica. Nela, Jesus antecipou Seu sacrifício, e não um sacrifício ritual, mas pessoal. Última Ceia, Ele age movido pelo Espírito eterno ", com o qual, em seguida, na cruz (cf. B 9.14). Dando graças e abençoando, Jesus transforma o pão eo vinho. E 'o amor de Deus que transforma o amor com que Jesus aceita com antecedência para dar tudo de si para nós. Este amor não é senão o Espírito Santo, o Espírito do Pai e do Filho, que consagra o pão eo vinho, e delinear o seu conteúdo para o Corpo e Sangue do Senhor, presente no Sacramento fazendo o mesmo sacrifício que se realiza em seguida, forma sangrenta na cruz. Por conseguinte, podemos concluir que Cristo é real e eficaz padre porque ele era cheio do Espírito Santo, foi preenchido com a plenitude do amor de Deus, e este apenas "na noite em que foi traído", apenas na "hora das trevas "(cf. Lc 22:53). E 'esse poder divino, a mesma que fez a Encarnação do Verbo, para transformar a violência extrema e de injustiça extrema acto supremo de amor e de justiça. Este é o trabalho do sacerdócio de Cristo, a Igreja herdou e estendido na história, duas formas de o sacerdócio comum dos batizados e os ministros ordenados, para transformar o mundo com todo o amor de Deus, sacerdotes e fiel, nós comemos a própria Eucaristia, todos nós prostrados, pois é o nosso Mestre e Senhor, este é o verdadeiro Corpo de Cristo Sacerdote e Vítima, salvar o mundo. Vinde, alegremo-nos com cânticos de alegria! Vinde, adoremos! Amen.
[00822-01.01] [Texto original: Italiano]
[B0362-XX.02]

Nenhum comentário:

Postar um comentário