terça-feira, 15 de junho de 2010

Mais um brasileiro num posto importante no Vaticano

Papa nomeia novo subsecretrário para Textos Legislativos

O oficial do Conselho Pontifício José Aparecido Gonçalves de Almeida
CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 14 de junho de 2010 (ZENIT.org).- Bento XVI nomeou Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida subsecretário do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos, informou nessa segunda-feira a Sala de Imprensa da Santa Sé.



Dom Gonçalves de Almeida, da diocese brasileira de Santo Amaro, já era oficial desse dicastério e substitui no cargo Dom Bernard A. Hebda.



Atualmente presidido por Dom Francesco Cocopalmeiro, o Conselho Pontifício dos Textos Legislativos desenvolve suas atividades no âmbito das funções interpretativa (sobretudo das leis da Igreja) e de ajuda técnico-jurídica aos demais dicastérios.



Também tem as funções de examinar sob o aspecto jurídico os decretos gerais dos organismos episcopais e de juízo conforme as leis particulares e os direitos gerais que emanam dos legisladores inferiores à Autoridade Suprema, com as leis universais da Igreja.



Este Conselho Pontifício também desenvolve outras atividades por mandato do Papa, como debater com os bispos em visita ad limina sobre a situação da Igreja nos respectivos países e ocupar-se das relações com instituições de ciências jurídicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário