quinta-feira, 10 de junho de 2010

Momento de leitura aplicada para tod@s

Final de semestre é hora de colocar algumas coisas em ordem e dar uma ajeitada no quarto, principalmente porque estou indo para uma paróquia. Vou voltar às minhas origens, ou seja, colaborar mais diretamente numa comunidade. Viver mais de perto. Fiz essa magnifíca experiência em Fortaleza, onde vivi momentos de profunda alegria e entusiasmo. Adoro o povo de lá, pois foram os primeiros que me acolheram com muito carinho. Claro que também gosto demais do meu povo pernambucano. Pois bem, e assim estou começando a organizar aos poucos minhas coisas novamente. E achei um texto bem interessante sobre a boa leitura, que partilho com todos. Não tem dito quem é o autor, mas com certeza também é uma pessoa inspirada. Espero que apreciem e gostem.

PARA LER BEM

1. Ler o texto sozinho e em voz alta (antes de ler em público)
2. Pronunciar todas as sílabas das palavras
3. Acentuar as sílabas finais das palavras trissílabas e polissílabas
4. Dar vida ao texto
5. Fazer pausas
6. Ter rítmo na leitura
7. Levantar a voz onde tem vírgula e ponto e vírgula
8. Baixar a voz onde tem ponto e dois pontos
9. Ouvir a própria voz, lendo o texto em voz alta no canto da parede
10. Não emendar o final das palavras
11. Não engolir o esse (s) do final das palavras
12. Ler com os olhos antes de ler com os lábios
13. Emitir sempre as palavras com a parte da frente da boca (M)

Nenhum comentário:

Postar um comentário