domingo, 4 de julho de 2010

Capela Papal para a Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo , 2010/06/29

Capela Papal para a Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo

Na 09h30 de hoje , Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, Bento XVI preside na Basílica Vaticana concelebraram a Eucaristia com 38 arcebispos metropolitanos aos quais, durante o rito sagrado Palli exige a tomada de Confissão de São Pedro .



Como de costume, a Festa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, Padroeiros da cidade de Roma , está presente na missa, uma delegação do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla, que consiste em: Sua Eminência Gennadios ( Limouris ), Metropolitana de Sassima , SE Bartholomew ( Kessidis Ioannis ), bispo de Arianzós , Assistente Metropolitana da Alemanha Theodoros Rev.do Diácono Meimaris da Sé Patriarcal de Fanar.



Após a leitura do Evangelho e antes do rito da bênção e imposição de Palli a arcebispos metropolitanos , Homilia do Papa. Citamos o seguinte texto:





HOMILIA DO SANTO PADRE



Queridos irmãos e irmãs !



Os textos bíblicos deste Liturgia Eucarística da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, em sua grande riqueza , para destacar um tema que poderia ser resumido assim: Deus está perto de seus servos fiéis e os liberta de todo mal , a liberdade ea Igreja os poderes negativos . E ' o tema da liberdade da Igreja , que tem um aspecto histórico e outro mais profundamente espiritual.



Este tema é executado através de Liturgia de hoje do Word. A primeira ea segunda leituras falam , respectivamente, de São Pedro e São Paulo , enfatizando justamente a ação libertadora de Deus contra eles. Especialmente o texto da Atos descreve com muita especial de intervenção do anjo do Senhor, que derrete Pedro das cadeias e leva -lo fora da prisão em Jerusalém, onde ele havia trancado , sob a estreita supervisão , o rei Herodes (cf. Atos 12,1-11 ). Paulo, entretanto , escrevendo a Timóteo , quando perto do fim desta vida terrena, faz um balanço que mostra que o Senhor estava sempre por perto e libertou-o dos perigos e muitos ainda entregá-lo em seu Reino eterno ( ver 2 Tim 4, 6-8.17-18 ). O tema é reforçado pelo Salmo Responsorial (Sal 33), e um desenvolvimento especial também está no Evangelho de confissão de Pedro , onde Cristo promete que os poderes do inferno não prevalecerão contra sua Igreja (cf. Mt 16:18).



Olhando bem se sabe, sobre este assunto, uma certa progressão . Na primeira leitura, é narrado um episódio específico que mostra a intervenção do Senhor para libertar Pedro da prisão no segundo Paulo , a partir de sua extraordinária experiência apostólica, está convencido de que o Senhor, que já lançou " da boca do leão " entregá-lo " de todo o mal "Ao abrir as portas do Céu , no Evangelho , mas já não falar dos Apóstolos individual , mas a Igreja como um todo e sua relação com as forças de segurança do mal , projetado amplo e profundo. Assim, vemos que a promessa de Jesus - " os poderes do inferno não prevalecerão " sobre a Igreja - sim , incluindo a experiência histórica da perseguição sofrida por Pedro e Paulo e de outras testemunhas do Evangelho, mas vai mais longe , querendo proteger especialmente contra as ameaças de espiritual, como Paulo escreve na mesma Efésios"Porque não temos que lutar contra carne e sangue , mas contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares altos "(F 6.12) .



Com efeito, se pensarmos de dois milênios de história da Igreja, podemos ver que - como ele havia anunciado o Senhor Jesus (cf. Mt 10,16-33 ) - nunca perdi os testes para os cristãos , que em alguns períodos e locais assumiram o caráter de perseguição real. Estes , no entanto, apesar do sofrimento que eles causam , e não o maior perigo para a Igreja. O maior dano , de fato, ela sofre o que contamina a fé ea vida cristã dos seus membros e suas comunidades, o que afecta a integridade do corpo místico , enfraquecendo a sua capacidade de profecia eo testemunho da beleza da névoa face. Esta realidade já está comprovada dall'epistolario Pauline . O Primeira Carta aos CoríntiosPor exemplo, respostas para alguns problemas de suas divisões, contradições, de infidelidade ao Evangelho, que ameaçam seriamente a Igreja. Mas o Segunda Carta a Timóteo - Nós ouvimos uma canção - sobre os perigos do "últimos dias" , identificando-se com atitudes negativas que pertencem ao mundo e pode infectar a comunidade cristã : o egoísmo , a vaidade , o orgulho , o amor do dinheiro, etc (ver ponto 3.1 - 5). O Apóstolo é reconfortante conclusão : os homens que fazem o mal - escreve ele - " não vai muito longe , porque a sua insensatez será manifesta a todos " (3.9). Há, portanto, uma garantia da liberdade garantida por Deus à Igreja , é a liberdade das matérias títulos que procuram evitar ou coagir a missão , tanto os males espirituais e morais , que podem afetar a autenticidade e credibilidade.



O tema da liberdade da Igreja , garantido por Cristo a Pedro , também um interesse específico para o rito da imposição do pálio , que agora está renovada para trinta e oito arcebispos metropolitanos, a quem dirijo a minha saudação mais cordial , estendendo-o com carinho a todos aqueles que queria acompanhá-los nesta peregrinação . Comunhão com Pedro e seus sucessores , na verdade, é a garantia de liberdade para os Pastores da Igreja e da Comunidade para o mesmo para eles. É em ambos os pisos destaque nos debates anteriores . Historicamente , a união com as Igrejas Apostólicas, e para garantir a liberdade de Conferências Episcopais, em relação ao local, nacional ou supranacional , que por vezes pode dificultar a missão da Igreja . Além disso, e mais essencialmente , o ministério petrino é uma garantia de liberdade no sentido da plena adesão à verdade e à verdadeira tradição , de modo que o povo de Deus são preservados de erro sobre a fé ea moral. Daí o fato de que a cada ano , os metropolitas novos estão em Roma para receber o pálio das mãos do Papa deve ser entendido em seu sentido próprio , como um gesto de comunhão, ea questão da liberdade da Igreja nos dá uma pista especialmente importante . Isto é evidente no caso das igrejas marcada pela perseguição, ou sujeitas a interferências políticas ou outras dificuldades. Mas isso não é menos relevante no caso da comunidade que sofre a influência de doutrinas erróneas ou tendências ideológicas e práticas contrárias ao Evangelho. Assim, o pálio, torna-se, neste sentido, uma promessa de liberdade, como o "jugo" de Jesus, que Ele chama a tomar , cada um em seus ombros (ver Mt 11:29-30). Conforme o mandamento de Cristo - até o mais exigente - é "doce e leve " e, em vez de pesar sobre o utente , a atração , assim que o vínculo com a Sé Apostólica - até o mais exigente - Apoia o Pastor ea porção da Igreja confiou à sua atendimento , tornando-os mais livres e mais fortes.



A declaração final que eu gostaria de chamar a partir da Palavra de Deus, sobretudo pela promessa de Cristo de que os poderes do inferno não prevalecerão contra sua Igreja. Estas palavras também podem ter um importante valor ecumênico , já que, como já referi anteriormente , um dos efeitos típicos do Maligno é realmente a divisão no seio da comunidade eclesial. As divisões são na verdade os sintomas do poder do pecado, que continua a agir nos membros da Igreja , mesmo após o resgate. Mas a palavra de Cristo é clara: "Não praevalebunt - não prevalecerão "(Mt 16:18). A unidade da Igreja está enraizada na sua união com Cristo, ea causa da plena unidade dos cristãos - ser sempre procurado e renovada de geração em geração - é bem suportado por sua oração e sua promessa . Na luta contra o espírito do mal , que Deus nos deu em Jesus, o " advogado- defensor , e depois da Páscoa , " outro Paráclito "(cf. Jo 14:16), Espírito Santo , que permanece conosco para sempre e conduz a Igreja para a plenitude da verdade (cf. Jo 14,16 , 16,13 ) , que também é a plenitude da caridade e da unidade. Com estes sentimentos de esperança confiante, tenho o prazer de saudar a delegação do Patriarcado de Constantinopla, que, no belo costume de visitas recíprocas , participar nas celebrações dos santos patronos de Roma. Juntos, damos graças a Deus para o progresso nas relações ecumênicas entre católicos e ortodoxos , e renovar o compromisso de pagar generosamente à graça de Deus , levando-nos à comunhão plena .



Caros amigos, saúdo cordialmente a todos vós : cardeais, bispos Brother, embaixadores e autoridades civis , em especial o prefeito de Roma, sacerdotes, religiosos e fiéis leigos. Obrigado por sua presença. São Pedro e São Paulo vão começar a amar mais e mais a Santa Igreja, Corpo Místico de Cristo, o Senhor e mensageiro de unidade e paz para todos os homens. Também começa a oferecer com alegria para a sua santidade e missão dificuldades e sofrimentos suportados por fidelidade ao Evangelho . A Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos e Mãe da Igreja , sempre cuidar de você , especialmente o Ministério da arcebispos metropolitanos. Com a sua ajuda divina , podemos viver e agir sempre que a liberdade que Cristo venceu. Amen .
[ 00969-01.02 ] [Texto original : Italiano]

Depois da celebração, o Santo Padre Bento XVI eo metropolita ortodoxo Gennadios abaixo da confissão de São Pedro para uma breve oração .
[ B0429 - XX.02 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário