quinta-feira, 29 de julho de 2010

Nomeação do Papa para o Brasil

NOMEAÇÃO do ordinário para o rito oriental dos FIÉIS RESIDENTES NO BRASIL E SEM RITUAL PRÓPRIO




Papa Bento XVI nomeou o ordinário para os católicos de rito oriental , que vivem no Brasil e na falta de próprio rito, S. E. Bispo Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte , substituindo o Em. cardeal Eusébio Oscar Scheid , SCJ, Arcebispo Emérito de São Sebastião do Rio de Janeiro.



S.E. Bispo Walmor Oliveira de Azevedo



S.E. Bispo Walmor Oliveira de Azevedo nasceu 26 de abril de 1954 na cidade de Cocos , Diocese de Bom Jesus da Lapa, Estado da Bahia. Após completar seus estudos primários em Caetité tem cursos de filosofia e teologia no Seminário Santo Antônio da Arquidiocese Juiz de Fora. Em Roma, como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro , recebeu seu diploma em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico (1977-1980) e uma licenciatura em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana (1985).



Em 09 de setembro de 1977 e foi ordenado sacerdote incardinado no clero de Juiz de Fora. Em seguida, ocupou os seguintes cargos : Coordenador da Escola de Teologia da Arquidiocese do seminário, formador , professor de exegese bíblica, padre da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Reitor da do seminário e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro , Diretor do Departamento de Religiosos da Universidade Federal de Juiz de Fora, Membro do Conselho de Consultores da Arquidiocese.



Em 21 de janeiro de 1998 foi nomeado Bispo Titular de Caliabria e Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia, e recebeu a ordenação episcopal em 10 de Maio .



Em 28 de janeiro de 2004 foi promovido a arcebispo de Belo Horizonte.
[ 01071-01.01 ]
[ B0472 - XX.01 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário