quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Novena de Natal

Quem está fazendo a novenda do Natal? Acredito que muitas paróquias, grupos e movimentos etc. É um tempo de renovação espiritual e de esperança n'Aquele que veio e virá, Jesus Cristo. No entanto, a Liturgia da Igreja desde longos séculos tem uma novena toda particular e rica de significados, que nos vai apontando diretamente para a noite de Natal. Infelizmente, hoje em dia foi praticamente esquecida. Creio que muitos irão lembrar das famosas antífonas do Ó. Ficaram assim chamadas, segundo meu pequeno conhecimento, por ser a primeira letra iniciada no cântico latino na oração das Vésperas. Claro que não é ela que é o mais importante, mas a palavra que vem em seguida. Ela melodiosamente faz chamar a atenção do que virá depois. E a partir de quando se canta essas famosas antífonas? Do dia 17 até 24 de dezembro. O Diretório da Liturgia da CNBB nos dá as primeiras palavras de cada uma delas. Além disso, a riqueza litúrgica delas nos aponta ao final todo o seu significado, pelo qual elas foram recitadas e do seu profundo significado bíblico-teológico-litúrgico. Prestem rapidamente atenção em cada uma delas:

17/12 - O Sapientia (ó Sabedoria)
18/12 - O Adonai (ó Senhor)
19/12 - O Radix (ó Raiz)
20/12 - O Clavis (ó Chave)
21/12 - O Oriens (ó Sol)
22/12 - O Rex Gentium (ó Rei dos Povos)
23/12 - O Emmanuel (ó Deus conosco)

As letras que estão em negrito e sublinhadas tem nos dá e aponta a nossa esperança, Cristo Senhor. Ele virá mais uma vez nascer em nossos corações em nossa vida e em nossa família. Olhando de cima pra baixo não encontramos nenhuma palavra, mas olhando de baixo pra cima cada letra grifada iremos ter a seguinte palavra: E R O  C R A S (AMANHÃ ESTAREI), são palavras latinas que significam "ERO = estarei - 1a. pessoa do futuro do verbo SER latino, CRAS = amanhã - termo que retrata o tempo".
Amanhã, mais uma vez, Ele estará conosco. Nascerá em nossa manjedoura, em nossa vida. Ele quer nascer em nosso coração empobrecido pela maldade, mas onde Ele toca faz brotar vida. Que a luz de Cristo brilhe em nossa família e em nossa vida. FELIZ NATAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário