terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Dom João Braz é o novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica

 Ter, 04 de Janeiro de 2011 10:18 cnbb

domjoobrazdeavizO arcebispo de Brasília foi nomeado pelo papa Bento XVI como novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. O anúncio foi realizado na manhã desta terça-feira, 4, pelo Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé.



Dom João Braz de Aviz sucederá o cardeal francês Franc Rodé, 76, que pediu renúncia da função por limite de idade (75 anos), conforme prevê o cânon 401 § 1º do Código de Direito Canônico.



O arcebispo de Brasília nasceu em Mafra (SC), em 24 de abril de 1947. Após frequentar os estudos filosóficos no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, de Curitiba, e na Faculdade de Palmas (PR), completou os estudos teológicos em Roma, junto à Pontifícia Universidade Gregoriana, e foi laureado em Teologia Dogmática junto à Pontifícia Universidade Lateranense, em 1992.



Foi ordenado padre da diocese de Apucarana (PR) em novembro de 1972. Foi reitor do Seminário Maior de Apucarana e de Londrina e professor de Teologia Dogmática junto ao Instituto Paulo VI, em Londrina (PR). Foi também membro do Conselho presbiteral e do Colégio dos Consultores, bem como coordenador geral da pastoral diocesana de Apucarana.



Em 6 de abril de 1994, foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Vitória (ES). Foi também bispo de Ponta Grossa (PR) e arcebispo de Maringá (PR). Em 28 de janeiro de 2004 foi nomeado arcebispo de Brasília. Em maio do ano passado organizou o 16º Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu paralelo ao 50º da Capital Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário